Amizade para ser e fazer discípulos

Estes dias conversando com Karen sobre a importância das amizades e da forma que cada amizade deve ser conduzida pensamos em duas frases: “Amigo é aquele que me aproxima de Cristo” e “Precisamos SER e FAZER discípulos”, duas coisas ficaram fortes pra mim:

Primeiro (ser discípulo): Quero andar com pessoas que me aproximem de Cristo. Creio que este ponto é fundamental para definirmos de quem aceitaremos influências, quais serão nossos exemplos e modelos. Sem dúvidas, quero andar com pessoas que de um jeito ou de outro me “empurrem” para perto de Jesus…

Pv 13.20 – “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.”

Segundo (fazer discípulos): As pessoas que não estão próximas de Cristo precisam que andemos com elas para se aproximarem dEle. Não posso ser egoísta, pensando somente em mim e na minha edificação, mas preciso me lembrar que também tenho que edificar. Jesus andou com diversos pecadores e andava rodeado de “péssimas” companias… Mas Ele tinha clareza que o objetivo dEle era apresentar pra eles o evangelho.

Lc 7.34 – “Veio o Filho do Homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores!”

Muitos (inclusive eu) precisamos ser lembrados das verdades que conhecemos e em certas áreas de nossa vida ainda estamos muito distantes de ser semelhantes a Jesus.

Ah, uma última coisa… Orar pelos nossos amigos é algo muito importante… Observe o que aconteceu com Jó, após tudo que ele passou:

Jó 42.10 – “Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra.”

Senhor, nos guarda e nos ajuda a ter clareza de quem são nossos verdadeiros amigos e quem precisa de nossa amizade verdadeira.

Perseveremos!