Preciso cuidar com minha forma de falar e de ouvir verdades.

Minha forma de falar não é boa diversas vezes, isso é fato. Preciso cuidar muito como falo as coisas. Esta provavelmente é uma de minhas maiores falhas.

Paulo foi muito claro sobre a importância de falar em amor. Em Efésios 4.15 está escrito: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo“. Infelizmente, durante a tradução para o português, uma palavra importante foi perdida e traduzida como “seguindo a verdade”, quando na verdade “aletheuo” (αλητευω) significa “falar ou contar a verdade”. Ou seja, não se trata de “seguir a verdade em amor”, mas sim de “falar a verdade em amor”.

Desta forma, tenho total liberdade de repetir as palavras de Paulo como elas foram originalmente escritas:

“Mas, falando a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” Efésios 4.15

Wow! Como isso é duro pra mim, que por diversas vezes sou recorrente pecador em falar sem amor. Muitas vezes, traído pelas minhas emoções, falo de forma inconveniente e em momentos completamente inconvenientes.

Também quero deixar claro que não considero que “falar em amor”, seja somente falar de forma suave, doce e melosa. Diversas vezes precisamos alertar as pessoas que amamos de forma mais enfática e enérgica. Por exemplo: Digamos que a casa que você mora está pegando fogo e você quer falar pro seu filho correr. Você não vai falar de forma suave, você será extremamente enfático e gritará para ele correr e isso será amor puro.

Sim, mas e quando tenho que ouvir? E quando não falam comigo em amor?

Falar em amor é um pre-requisito para falar a verdade, porém jamais poderá ser um pre-requisito para ouvir verdades.

Diversas vezes não quero mudar e a minha melhor solução é fugir do que me foi dito. Quantas vezes já me escondi em “ele faltou com amor ao falar isso“, “ela foi grossa ao dizer que errei naquilo” ou “ele precisa aprender o que é falar a verdade em amor, aí darei créditos ao que ele fala“.

Este texto não abre espaço “ouvir em amor”, o foco dele é “falar em amor”.

Como marido tenho descoberto que falar em amor é MUITO difícil. O convívio diário remove nossas máscaras e somos o que realmente somos. No meu caso, sou um caos! hehehe… Preciso da misericórdia do Pai e de muita paciência de minha amada e linda esposa.

Perseveremos.

Ouvindo: O novo álbum do Jeremy Camp, “I Will Follow (Deluxe Edition)” de 2015.
Foto: Setor Militar Urbano, Brasília, Janeiro de 2015.